Comunicado do Movimento Estudantil paranaense ao povo (1967)

somos de acá
2 min readApr 2, 2023

--

Documento do Movimento Estudantil paranaense, publicado em 29 de setembro de 1967, extraído do Arquivo Público do Estado do Paraná, disponível em BR PRAPPR.PB004.PT1490b.179, p. 140.

Nós, estudantes universitários paranaenses, vimos de público levantar o nosso veemente protesto face aos atos de vandalismo que estão sendo cometidos contra estudantes e intelectuais de todo país, em particular em nossa capital.

Há dias vem o Exército Nacional efetuando prisões indiscriminadas, arrancando pessoas de nossa sociedade de seus lares e mantendo-as incomunicáveis, sem permitir-lhes sequer direito à defesa, num atentado violento à dignidade humana, tripudiando um direito inquestionável que é o de defesa. Missão ingrata essa assumida ultimamente pelo Exército Nacional que desceu das suas altas funções para se entregar a uma atividade exclusivamente policial, cego, surdo e irreverente à condenação que o povo lhe faz.

O pavor e o medo a que os militares querem impor à população traduz claramente os seus ardilosos objetivos e seus envilecidos propósitos de manter a situação atual que interessa tão somente a grupos escusos e alheios ao povo brasileiro. Por isso, vemos nessas prisões o desenvolvimento de mais uma manobra do Exército para demonstrar ao povo que não tente concretizar o ideal de liberdade, a qual, no entender deles, deve ser apenas um ideal a acariciar.

Portanto, povo curitibano, se mantenha alerta e nos auxilie em mais esta luta. Essas arbitrariedades não podem continuar. O direito à liberdade é sagrado. Façamos valer o Direito e a Justiça.

--

--